domingo, 23 de janeiro de 2011

Romeu e Julieta
























ROMEU E JULIETA


A CENA DO BALCÃO

Tradução de Olavo Bilac

JULIETA

Por que partir tão cedo? inda vem longe o dia..
Ouves? é o rouxinol. Não é da cotovia
Esta encantada voz. Repara, meu amor:
Quem canta é o rouxinol na romázeira em flor.
Toda a noite essa voz, que te feriu o ouvido,
Povoa a solidão como um longo gemido.
Abracemo-nos! fica! inda vem longe o sol !
Não canta a cotovia: é a voz do rouxinol !

ROMEU

É a voz da cotovia anunciando a aurora !
Vês ? há um leve tremor pelo horizonte a fora...
Das nuvens do levante abre-se o argênteo véu,
E apagam-se de todo as lâmpadas do céu.
Já sobre o cimo azul das serras nebulosas,
Hesitante, a manhã coroada de rosas
Agita os leves pés, e fica a palpitar
Sobre as asas de luz como quem quer voar.
Olha ! mais um momento, um rápido momento,
E o dia sorrirá por todo o firmamento!
Adeus! devo partir ! Partir para viver...
Ou ficar a teus pés para a teus pés morrer !

JULIETA

Não é o dia ! O espaço ainda se estende, cheio
Da noite caridosa. Exala do ígneo seio
O sol, piedoso e bom, este vivo clarão
Só para te guiar por entre a cerração...
Fica um minuto mais! por que partir tão cedo ?

ROMEU

Mandas ? não partirei ! esperarei sem medo
Que a morte com a manhã venha encontrar-me aqui !
Sucumbirei feliz, sucumbindo por ti !
Mandas ? não partirei! queres ? direi contigo
Que é mentira o que vejo e mentira o que digo !
Sim ! tens razão ! não é da cotovia a voz
Este encantado som que erra em torno de nós !
É um reflexo da lua a claridade estranha
Que aponta no horizonte acima da montanha !
Fico para te ver, fico para te ouvir,
Fico para te amar, morro por não partir !
Mandas? não partirei ! cumpra-se a minha sorte !
Julieta assim o quis: bem-vinda seja a morte !
Meu amor, meu amor! olha-me assim! assim !

JULIETA

Não! é o dia! é a manhã! Parte! foge de mim !
Parte ! apressa-te ! foge ! A cotovia canta
E do nascente em fogo o dia se levanta...
Ah ! reconheço enfim estas notas fatais !
O dia!.., a luz do sol cresce de mais em mais
Sobre a noite nupcial do amor e da loucura !

ROMEU

Cresce... E cresce com ela a nossa desventura !

WILLIAM SHAKESPEARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário